sexta-feira, 25 de maio de 2012

Se nada é nada, então nada é alguma coisa.

09:06 am. E depois de horas, não me veio inspiração pra nada. Sim, ainda estou acordado, e o que fiquei fazendo? Nada. Na verdade, o que será que acontece quando não fazemos nada? A todo o momento estamos pensando em algo, estamos imaginando coisas. Estamos sempre pensando, sempre tem algo, por mais idiota que seja na nossa cabeça. Nem sempre é o que queremos. As vezes é apenas algo ruim que ficou na nossa cabeça e não conseguimos esquecer. Particularmente isso acontece bastante comigo, afinal, esse lance de ficar pensando em coisas que queremos é bem idiota, qual o sentido disso? Por isso prefiro ocupar a minha cabeça com coisas ruins, assim eu fico procurando soluções boas pras coisas ruins, desse modo, o pensamento não é tão ruim assim. Mas, o que é nada?

  
     Deixei a filosofia de lado e fui buscar mais amplamente o conceito de "NADA". E olha que incrível, voltei pra filosofia.
     A princípio da minha pesquisa, fiquei feliz de saber que os filósofos também pensavam no "nada". Não vou ficar falando tudo que achei se não ficaria muito chato pra mim, e pra (se alguma pessoa realmente ler essa postagem) alguém que for ler.
     Filosoficamente, eu achei a definição de Immanuel Kant bem interessante. Partindo do princípio de que nada é a ausência de qualquer coisa, e então, do existir também, ele assimilou o nada como um "pseudoproblema", uma falsa questão. Sartre foi mais além e disse que o nada é a oposição do ser, que é existir algo.
     Achei bem interessante o ponto de vista de ambos. Kant dizer que o nada é um pseudoproblema foi algo bem amplo. Não sei se minha mente seria capaz de explicar e definir o nada como um pseudoproblema, mas fica uma questão pra se pensar.

                                                                   Immanuel Kant


    Podemos ainda falar fisicamente, matematicamente, cosmologicamente e gramaticalmente. A questão é que de qualquer modo, bateremos sempre na mesma tecla. Como se pode então, definitivamente dizer o que é nada?
    O nada vai ser SEMPRE a ausência de alguma coisa. Mas se o nada é nada, então nada é alguma coisa. Se existe uma definição pra nada, logo nada é alguma coisa. É, é bem confuso.

 Se alguém estiver ai, sinta-se à vontade para definir o seu "nada".

 

2 comentários:

the scrabbler disse...

some people are contented with nothing.. they call it me-time.. to some it's the most precious..
hey, i was here like promised :D

Gabriel Loçasso disse...

Yes, sometimes it is like that. It was My-Time when I was writing this text! HAHAHA. Thankyou for visiting : )